14 de janeiro de 2011

Uma Bala para o General


A Bullet for the General

(Uma bala para o general)

Direção: Damiano Damiani

Roteiro: Salvatore Laurani, Franco Solinas

Produção: Bianco Manini

Ano: 1967

Elenco: Gian Maria Volonté, Lou Castel, Martine Beswick

Duração: 135 minutos

Um filme que conta com várias estratégias e traição, e ainda inspirou “Quando Explode a vingança”, de Sérgio Leone.

Análise: O filme acontece durante a revolução mexicana, e começa quando Gringo (Lou Castel), um jovem americano, viaja em um trem que vai para Durango, porém no meio do caminho El Chucho (Gian Maria Volanté) e seus homens atacam o trem para pegar as armas e vender para Elias (Jaime Fernández). Gringo tem grande participação nesse assalto, já que parou o trem e matou o maquinista, assim ele entrou no bando e os ajudou em uma série de assaltos, porém esse não é o verdadeiro objetivo de Gringo.

Depois dos assaltos El Chucho decide ir para São Miguel antes de ir vender as armas para Elias, e Gringo não gosta da idéia, mas mesmo assim prossegue. Depois de ajudar a cidade El Chucho decide ficar lá, mas Gringo e o resto do grupo, menos El Santo (Klaus Kinsky) irmão de El Chucho. Mas a noite El Chucho os persegue e acaba se juntando com eles.

El Chucho vendeu as armas para Elias, mas este o contou que os habitantes de São Miguel estavam todos mortos e fez El Chucho se arrepender, falando que merecia morrer, e quem irá matá-lo será seu irmão, porém Gringo o salva e consegue matar Elias, que era o seu objetivo deste o início, fugindo da cidade.

El Chucho encontra Gringo em um hotel e quer matá-lo, mas Gringo o convence de não fazê-lo e dá o dinheiro da recompensa de Elias. É então que eles vão para os Estados Unidos, mas ao estar entrando no trem El Chucho muda de idéia e mata Gringo.

O filme mostra um pouco de religiosidade, já que tem uma parte em que El Santo reza a Santíssima Trindade e ao mesmo tempo joga granadas, matando vários soldados. Também há uma outra parte em que ele liberta algumas pessoas de uma “prisão” e coloca soldados no lugar.

MINHA NOTA PARA ESTE FILME: 7,0.

ANÁLISE FEITA POR THIERRY VASQUES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário